quinta-feira, 5 de abril de 2018

Oitava aula!

Neste dia, durante o primeiro período, aconteceu na escola a Assembleia Geral para a aprovação do Calendário Escolar. Da referida reunião, toda a comunidade escolar participou; alunos, pais e responsáveis, funcionários e professores. Assim, o período, que era um só, ficou deveras reduzido. 

Assim, houve tempo somente para que o professor retomasse a última aula e procedesse a uma breve aula expositiva dialogada sobre o escrito Utopia, do filósofo inglês citado na última aula, Thomas Morus (1478-1535).

O professor explicou que a etimologia da palavra utopia provém da união entre a partícula de negação "u" (que significa "não") + a palavra "tópos" (que significa "lugar"), resultando em um "não lugar".

Explicou ainda o porquê de o livro ter servido de inspiração para os ideais comunistas e um pouco do contexto histórico no qual o livro foi escrito. 

Nesse sentido, para instigar os estudantes para a próxima aula, o professor comentou que a repercussão do livro, bem como os ideais nele contidos, não terminaram nada bem para Thomas Morus que, por ordem de seu rei, Henrique VIII, foi levado à pena capital. Mas, isso ficou como assunto para a próxima aula. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10ª AULA: A IDEIA DE EUROPA (DESENVOLVIMENTO)!

Neste dia, que foi de volumosas e insistentes chuvas, em Porto Alegre, muitos estudantes faltaram. Em virtude disso, as turmas 91 e 92 foram...