O professor retomou a última aula, e, com o objetivo de concluir esta parte da instrução sobre o conceito de comunismo, o professor conduziu uma aula expositiva dialogada sobre o contexto em que emergiu o escrito Utopia e as consequências relativas a isso para a vida de Thomas Morus (1478-1535), condenado à morte pelo rei Henrique VIII (1491-1547).
O professor escreveu no quadro de giz alguns elementos que compõem toda e qualquer sociedade moderna e que, em uma sociedade comunista, não existem, tais como:
- Estado (governo)
- exército
- polícia
- moeda
Após os diálogos com os estudantes, para instigá-los e verificar se os estudantes haviam entendido o que estava sendo explanado e (re)construído, o professor perguntou: "com base no que temos estudado, qual é, afinal, o sentimento tipicamente humano que não pode existir em uma sociedade comunista?
Os estudantes responderam de forma adequada, dizendo:
- "aquilo que é meu!"
- "orgulho"
O professor continuou provocando os alunos, até que emergisse a noção de "egoísmo".
Na próxima aula será concluído o conceito de comunismo para que se possa entrar no conceito de socialismo. Far-se-á isso com as ideias de Tommaso Campanella (1568-1639), em seu escrito "A Cidade do Sol".
O interesse do professor é o de fazer com que os estudantes se deem conta da importância da crítica feita à propriedade privada pelos teóricos que defendem os ideais comunistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário