terça-feira, 10 de abril de 2018

Décima aula!

Aula expositiva dialogada de conclusão da conceituação de comunismo

O professor se utilizou das noções de Tommaso Campanella (1568-1639) sobre a "família" e a "propriedade privada", retirada do livro "A Cidade do Sol", do diálogo entre o Grão-Mestre dos Hospitalários e o Almirante Genovês que ocorre no citado livro; ocasião em que o navegador explica para o religioso como era a vida na ilha por ele "descoberta", a saber:

Dizem eles que toda espécie de propriedade tem sua origem e força na posse separada e individual das casas, dos filhos, das mulheres. Isso produz o amor-próprio, e cada um trata de enriquecer e aumentar os herdeiros, de maneira que, se é poderoso e temido, defrauda o interesse público, e, se é fraco, se torna avarento, intrigante e hipócrita. Ao contrário, perdido o amor-próprio, fica sempre o amor da comunidade.

Feito isso, o professor, para verificar se os estudantes estavam entendendo o conteúdo, tomou-o oralmente, de vários dos estudantes. Fez isso através de perguntas diretas dirigidas a cada um deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10ª AULA: A IDEIA DE EUROPA (DESENVOLVIMENTO)!

Neste dia, que foi de volumosas e insistentes chuvas, em Porto Alegre, muitos estudantes faltaram. Em virtude disso, as turmas 91 e 92 foram...