sexta-feira, 13 de abril de 2018

Décima Primeira aula!

Nesta aula, a fim de concluir o conceito de Comunismo, o professor trouxe os livros citados nas últimas aulas. 

Assim, foram lidas para os estudantes partes do "Mito da Caverna", de Platão; "Utopia", de Morus; "A Cidade do Sol", de Campanella. 

Os livros circularam nas mãos dos estudantes e todos foram emprestados, por desejo dos próprios estudantes. Os alunos se comprometeram em ler partes deles ou a totalidade deles, e, a trocarem os mesmos, depois, entre si. 

Em meio à sua fala, para explicar o porquê de uma noção que aparece em Campanella, quando do diálogo entre as personagens do "Genovês" e do "Hospitalar", ocasião em que o primeiro descreve a ilha da "Cidade do Sol" ao segundo, referindo-se àquele povo como "um povo originário da Índia", e, por assim dizer, "superior", o professor teve de se valer do escrito "1434: O Ano em que uma Magnífica Frota Chinesa Velejou para a Itália e Deu Início ao Renascimento", do militar britânico Gavin Menzies, que também foi apresentado aos alunos.

N.B.: este tipo de recurso só possível, assim, de forma imediata, porque as salas de aula da EMEF Porto Novo são temáticas, assim, como se pode ver pela fotografia abaixo, temos um "mini" biblioteca em sala de aula.



Assim, ficou mais ou menos aclarada aquela mítica noção que tinham os europeus em relação ao Oriente em meados dos séculos XV e XVI.

Feito isso, o professor explicou as principais origens das ideias defendidas por Karl Marx (1818-1883). Com isso, foi introduzido o conceito de Socialismo

O professor explicou que Marx rompeu com aquele "comunismo utópico" idealizado por Morus e Campanella, partindo para a busca por uma forma de ação

O professor instruiu a respeito das bases que Marx foi buscar em Hegel (1770-1831) e Darwin (1809-1882), explicando o que é dialética evolução, que resultam, no entendimento de Marx, naquilo que ele chamava de inexorabilidade (Obs.: a respeito de o que é o inexorável, sempre indico uma interessante pesquisa, feita por um estudante meu, de 9º ano (C30), do ano de 2016, que está, :::aqui::: (LEIAM!!!)) e de necessidade de a sociedade ter de "evoluir" do Capitalismo para o Comunismo.

Abaixo, alguns aspectos daquilo que o professor colocou, no quadro de giz, durante as explicações:




Como convite a reflexão que permite que os estudantes tragam isso para o hoje, o professor colocou, no quadro de giz, o seguinte "tema de casa": 

"Pesquisar o que deu certo e o que não deu certo no Socialismo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10ª AULA: A IDEIA DE EUROPA (DESENVOLVIMENTO)!

Neste dia, que foi de volumosas e insistentes chuvas, em Porto Alegre, muitos estudantes faltaram. Em virtude disso, as turmas 91 e 92 foram...