terça-feira, 27 de março de 2018

Sexta aula!

O professor trouxe os dados de uma pesquisa que coloca o Brasil como a segunda população do mundo com menos noção da própria realidade (a pesquisa na íntegra está :::aqui:::) e fez os devidos comentários sobre questões envolvidas.

Nesse sentido, o professor alertou que a disciplina de Geografia pode ajudar, em muito, justamente nisso, que os estudantes sejam, cada vez mais cônscios da própria realidade, e isso de maneira crítica e transformadora.

Em seguida, retomou e considerou como concluído a discussão a respeito do determinismo e do possibilismo geográfico, estudado na aula passada.

Para integrar o assunto, o professor comentou acerca do determinismo biológico e do determinismo filosófico, bem como, dos possibilismo biológico e filosófico

Para dar exemplos deste pontos de vista, o professor trouxe a pergunta filosófica que muito foi debatida, a saber: "o ser humano é mau ou bom?"

Neste ponto, o professor citou o romance "O Senhor das Moscas", de William Golding (1911-1993), que, contrariamente ao romance de Robert Michael Ballantyne (1825-1894), em seu livro "A Ilha de Coral", coloca o homem como um ser mau.

Para contra-argumentar, o professor citou os entendimentos de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), para quem o homem se trata de uma ser bom, que, ao longo do tempo, pode ser degenerado pelo meio envolvente, entendimento que o filósofo francês formulou na célebre frase, a seguir:

"o homem nasce bom e a sociedade o corrompe"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

18ª AULA: PESQUISA SOBRE PAÍSES DO EXTREMO LESTE DA EUROPA, EX-IUGOSLÁVIA E DA ÁSIA CENTRAL!

Nesta aula os lunos trabalharam, individualmente, cada um através de seu Chromebook , na pesquisa a respeito do país que lhe foi sorteado. N...