O professor lembrou do tema de casa, solicitado na aula anterior, sobre as escolas geográficas do pensamento (Determinismo e Possibilismo), e, combinou que os estudantes não esquecessem tal temática, que será retomada posteriormente.
Feito isso, passou à etapa de sondagem.
Para fazer isso, promoveu uma série de perguntas "abertas" (para a turma como um todo) e "fechadas" (pontualmente para alguns alunos) a respeito do conteúdo visto no ano anterior, a saber:
1) Quais os oceanos que banham a América?
2) Quais são as características descritivas do continente americano?
3) Nós somos americanos?
4) Nós somos latino-americanos?
5) Nós somos sul-americanos?
6) Que critério está sendo usado quando falamos em América?
7) Que critério está sendo usado quando falamos em América Latina e América Anglo-Saxônica?
8) Que critério está sendo usado quando falamos em América do Sul, América Central e América do Norte?
9) Por que há uma América rica e outra pobre?
10) Qual América é a rica e qual América é a pobre?
11) O que é pobreza e o que é riqueza?
12) Qual a distinção que devemos fazer entre riqueza/ pobreza e desenvolvimento?
13) Onde estão e quais são as riquezas naturais do continente americano?
14) Por que esta situação socioeconômica se instalou na América; o desenvolvimento na América Anglo-Saxônica e a falta dele na América Latina?
15) Quais as diferenças entre um colonização por exploração e uma colonização por povoamento?
16) Quais as diferenças básicas na visão teológica de católicos e protestantes?
17) Quais são os países mais pobre da América?
18) Qual é a conjuntura do Haiti e da Venezuela?
19) Quais são os países ricos da América?
20) Qual é a conjuntura dos EUA e do Canadá?
À medida que os alunos iam respondendo, o professor ia fazendo os comentários pertinentes, bem como, retirava dúvidas e aprofundava o conhecimento.
Foi comentado, também, quando o professor retomou alguns aspectos do Alasca (permafrost), acerca de um artigo (The Uninhabitable Earth (A terra inabitável)) lido, no ano passado, e que versava sobre o Aquecimento Global.
Neste ponto da aula, um dos alunos comentou sobre o "buraco na camada de ozônio", sendo que o professor fez as explicações necessárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário