quinta-feira, 22 de março de 2018

Quarta aula!

O professor lembrou do tema de casa, solicitado na aula anterior, sobre as escolas geográficas do pensamento (Determinismo Possibilismo), e, combinou que os estudantes não esquecessem tal temática, que será retomada posteriormente.

Feito isso, passou à etapa de sondagem.

Para fazer isso, promoveu uma série de perguntas "abertas" (para a turma como um todo) e "fechadas" (pontualmente para alguns alunos) a respeito do conteúdo visto no ano anterior, a saber:

1) Quais os oceanos que banham a América?
2) Quais são as características descritivas do continente americano?
3) Nós somos americanos?
4) Nós somos latino-americanos?
5) Nós somos sul-americanos?
6) Que critério está sendo usado quando falamos em América?
7) Que critério está sendo usado quando falamos em América Latina e América Anglo-Saxônica?
8) Que critério está sendo usado quando falamos em América do Sul, América Central e América do Norte?
9) Por que há uma América rica e outra pobre?
10) Qual América é a rica e qual América é a pobre?
11) O que é pobreza e o que é riqueza?
12) Qual a distinção que devemos fazer entre riquezapobreza desenvolvimento?
13) Onde estão e quais são as riquezas naturais do continente americano?
14) Por que esta situação socioeconômica se instalou na América; o desenvolvimento na América Anglo-Saxônica e a falta dele na América Latina?
15) Quais as diferenças entre um colonização por exploração e uma colonização por povoamento?
16) Quais as diferenças básicas na visão teológica de católicos protestantes?
17) Quais são os países mais pobre da América? 
18) Qual é a conjuntura do Haiti e da Venezuela?
19) Quais são os países ricos da América?
20) Qual é a conjuntura dos EUA e do Canadá?

À medida que os alunos iam respondendo, o professor ia fazendo os comentários pertinentes, bem como, retirava dúvidas e aprofundava o conhecimento. 

Foi comentado, também, quando o professor retomou alguns aspectos do Alasca (permafrost), acerca de um artigo (The Uninhabitable Earth (A terra inabitável)) lido, no ano passado, e que versava sobre o Aquecimento Global

Neste ponto da aula, um dos alunos comentou sobre o "buraco na camada de ozônio", sendo que o professor fez as explicações necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10ª AULA: A IDEIA DE EUROPA (DESENVOLVIMENTO)!

Neste dia, que foi de volumosas e insistentes chuvas, em Porto Alegre, muitos estudantes faltaram. Em virtude disso, as turmas 91 e 92 foram...