quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Quinquagésima segunda aula!

Ainda nos mesmos moldes das aulas anteriores, utilizando-se da dinâmica das rodas de leitura, passou-se à leitura do capítulo "Perspectivas para o futuro", do qual emergiram os elementos pontuados abaixo e que, em aula, foram mais bem explanados para os estudantes:

→ A UE encerra progressos que eram impensados e tidos como impossíveis no passado: neste ponto, o autor do livro cita, como figura de linguagem, a ilha de Ventotene
→ renovação dos ideias de paz, liberdade, tolerância, igualdade e solidariedade
→ o plano de deixar para filhos e netos uma Europa melhor do que a de hoje
→ a UE como um projeto "único que combina prioridades nacionais e em que as soberanias tenham sido voluntariamente congregadas para que interesses nacionais e coletivos sejam mais bem servidos"
→ a fragmentação como um perigo a ser evitado, segundo o autor
→ os casos, que são muitos, de desejo de separação, apontados como maléficos, pois, segundo o autor, só beneficiariam as grandes potências
Obs.: com relação a isso, para is além, por favor, ler, abaixo:
Brexit
► "A União Europeia tem sido fraca com os movimentos antidemocráticos"
► Crise catalã estimula ativismo anti-União Europeia
► Movimentos "antissistema" beneficiam de crise social, política e econômica na UE

Deste modo, na aula de hoje, conclui-se a leitura da obra "JUNCKER, Jean-Claude. Livro Branco Sobre o Futuro da Europa: reflexões e cenários para a UE-27 em 2025. Bruxelas: Comissão Europeia. 2017", a segunda leitura grande do ano letivo. 

Ver quadro, abaixo, que retoma todos os cinco cenários de futuro estudados na últimas aulas:

Fonte: disponível, em: JUNCKER, Jean-Claude. Livro Branco Sobre o Futuro da Europa: reflexões e cenários para a UE-27 em 2025. Bruxelas: Comissão Europeia. 2017, p. 29.

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