quinta-feira, 21 de março de 2019

Período de Leitura e o Conceito de Comunismo (introdução (4ª aula)):

A escola conta com o projeto da "Hora da Leitura". Então, neste período, após o recreio, os alunos escolheram livros da "sacola de leituras" para realizarem uma leitura transversal.

Dentro os livros disponíveis podem ser citados títulos e autores que vão desde contos e clássicos da literatura nacional; "antologias", "comédias" e "coleções", que vão desde Machado de Assis até Luís Fernando Veríssimo e Moacyr Scliar, passando por Aníbal Machado.

Em seguida, após o momento de silêncio e leitura, o professor introduziu o conceito de Comunismo.

As noções vistas, foram:

► Origens, por assim dizer, da ideia de Comunismo (ver fotografias e ilustrações abaixo):

Platão (428/ 427 - 348/ 347 a. C.), com seu escrito "A República" e as noções gerais nele contidas
→ "Onde", por assim dizer, se encaixa o pensamento de Platão: idealismo (ver ilustração, abaixo (Figura 1))
→ O "Mito da Caverna" (ou "Alegoria da Caverna" (ver ilustração abaixo (Figura 2)), contida na obra supracitada, no Livro VII
→ As noções de ÉticaRealidade e Verdade, contidas na "Alegoria da Caverna" (ver fotografias, abaixo (Figuras 3, 4 e 5))

(Figura 1: Utilizando-se do quadro "Escola de Atenas", de Rafael, o professor situou o pensamento de Platão, que figura ao centro, ao lado de Aristóteles. Fonte: Modificado de: ESCOLA DE ATENAS. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2019. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Escola_de_Atenas&oldid=54149900>. Acesso em: 21 mar. 2019.)

(Figura 2: Uma das melhores representações de como Platão descreve o "Mito da Caverna". Fonte: Modificado de: MITO DA CAVERNA DE PLATÃO - RESUMO. In: PORTAL SUA ESCOLA, educação, trabalhos escolares. Disponível em: <https://portalsuaescola.com.br/mito-da-caverna-de-platao/>. Acesso em: 21 mar. 2019.)



(Figura 3: Fotografia da 1ª parte do quadro de giz. Fonte: O Autor)

(Figura 4: Fotografia da 2ª parte do quadro de giz. Fonte: O Autor)

(Figura 5: Fotografia da 3ª parte do quadro de giz. Fonte: O Autor)


Como tema, para servir de "start" para a próxima aula, o professor deixou, no quadro de giz, a seguinte pergunta  que deverá ser respondida em casa:

Onde o "comunismo" já foi aplicado? Se é que ele já foi aplicado?

A atividade será solicitada no momento oportuno, quando da próxima aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10ª AULA: A IDEIA DE EUROPA (DESENVOLVIMENTO)!

Neste dia, que foi de volumosas e insistentes chuvas, em Porto Alegre, muitos estudantes faltaram. Em virtude disso, as turmas 91 e 92 foram...