Nesta primeira aula o professor conduziu uma dinâmica que consistia em apresentar, sucintamente, quatro personalidade brasileiras, porém sem revelá-las.
Com base na breve apresentação, em grupos, os estuantes deveriam escolher uma das personalidades e fazer um exercício de reescrever a trajetória dela. Ou seja, inventar como se deu a continuidade da vida daquela pessoa, o que foi acontecendo com ela ao longo de seu caminho, quais escolhas ela tomou, e, sobretudo, como ela está hoje.
Após o professor ter dado o devido tempo para que os estudantes elaborassem as suas criações, sob a forma de textos, o professor solicitou que cada um dos grupos lessem o que havia sido imaginado para a a vida da respectiva personalidade.
Em seguida, as personalidades foram reveladas e um diálogo se iniciou. Debateu-se acerca das possibilidades de vida de cada um, bem como, de alguns dos elementos biográficos das personalidades em questão.
O professor esperava que, ao final da dinâmica os alunos tivessem refletido sobre possibilidades de vida e meios para se atingir objetivos e sonhos; projetos de vida.
As personalidades escolhidas, eram:
- Joaquim Barbosa
- Daiane dos Santos
- Gisele Bündchen
- Alok
Para a próxima aula procurar-se-á desenvolver e concluir o diálogo iniciado nesta aula, bem como, refletir a respeito do estudo e do conhecimento...: como é a relação entre o estudo formal, a busca pelo conhecimento em suas diferentes profundidades, o mundo profissional e o ser bem-sucedido, em sua relatividade. Será retomado o caso das personalidades supracitadas, bem como, os exemplos imaginados pelos próprios estudantes.
REGISTRO DA PRÁTICA (Diário de Classe e Notas de Aula), do
Professor Donarte Nunes dos Santos Júnior,
E.M.E.F. PORTO NOVO,
Prefeitura de Porto Alegre – SMED/ RME
Assinar:
Postar comentários (Atom)
18ª AULA: PESQUISA SOBRE PAÍSES DO EXTREMO LESTE DA EUROPA, EX-IUGOSLÁVIA E DA ÁSIA CENTRAL!
Nesta aula os lunos trabalharam, individualmente, cada um através de seu Chromebook , na pesquisa a respeito do país que lhe foi sorteado. N...
-
Obs.: as aulas 26ª, 27ª e 28ª, 29ª e 30ª foram utilizadas para a confecção das Jornadas de Aprendizagens , os Portfólios dos estudantes, b...
-
Nesta aula, os alunos trabalharam em atividade de resolução de questões, com base em leitura, acerca dos diversos conflitos árabe-israelense...
-
Ainda utilizando-se da dinâmica das Rodas de Leitura , estudantes e professor deram continuidade à leitura da obra que está sendo estudada. ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário