Assim, o professor concluiu o Conceito de Comunismo com a apresentação do pensamento de Tommaso Campanella (1568-1639), que, em seu livro "A Cidade do Sol", defende, que:
"[...] toda a propriedade surge de que cada indivíduo trata de ter uma casa, uma mulher e uma família para ele somente, de onde derivam o amor-próprio e o egoísmo; pois, pelo afã de enaltecer o filho em riquezas ou hierarquia social ou de deixar-lhe uma abundante herança, converte-se todo mundo, seja em um ladrão para o resto da comunidade, quando carecendo de escrúpulos, se sente com forças para isto; seja, se seu ânimo não chega a tanto, em um avaro, um insidioso ou um hipócrita. Em lugar disso, quando o homem consegue libertar-se deste amor egoísta para consigo mesmo, só lhe resta o que deve sentir pelos demais e pela coletividade." (CAMPANELLA, Tommaso. A Cidade do Sol. Tradução Fernando Andrade. São Paulo: Ícone, 2002, p. 26).
Em seguida, o professor introduziu o Conceito de Socialismo, com comentários a respeito de Karl Marx (1818-1883) e de sua obra "O Capital".
Para encaminhar a próxima aula, é interessante, ler mais, :::aqui:::.