Ocorre que, antes de o professor propor a leitura acima citada, comentou com os alunos acerca do fato de, por exemplo, a História ser a disciplina que se preocupa com o quando, tratando, por conseguinte, muito mais do passado do que do presente, e, muito menos do futuro. Neste contexto, a Geografia, que busca o onde, também, preocupa-se muito mais com o passado; no máximo com o presente; raramente chegando ao futuro.
A leitura do livro, no entanto, surgia como a possibilidade de se falar sobre o futuro. Neste contexto, o professor instigou os estudantes com a possibilidade de poder vislumbrar aspectos do futuro, partindo-se desde o presente, e que isso seria muitíssimo interessante.
Assim, após o início das leituras, chega-se o momento de ler sobre as configurações possíveis de União Europeia.
Nesta aula, estudamos o "Cenário 1: assegurar a continuidade". Emergiram da leitura, os seguintes aspectos:
→ tônica na continuação e implementação dos investimentos, sobretudo em infraestruturas digitais, transporte e energia (limpa)
→ o funcionamento do Euro progride ainda mais
→ adotam-se procedimentos para evitar crises
→ seguem-se as medidas para se deixar as finanças públicas saudáveis
→ os auxílios estatais são fortalecidos
→ a defesa dos membras da UE é também fortalecida, de forma conjugada, inclusive no exterior
Quanto a isso, ler quadro abaixo, bem como "panorâmicas":
Fonte: disponível, em: JUNCKER, Jean-Claude. Livro Branco Sobre o Futuro da Europa: reflexões e cenários para a UE-27 em 2025. Bruxelas: Comissão Europeia. 2017, p. 17.
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