Através da dinâmica da roda de leitura e de aula expositiva dialogada, foram estudados os seguintes elementos, que emergem da leitura "Livro Branco Sobre o Futuro da Europa":
- a insegurança causada pela "porosidade" das fronteiras da Europa (ao menos das fronteiras internas) - o paradoxo do "abrir-se" (o "cidadão do mundo, de Kant (1724-1804)) e do "fechar-se" (dos nacionalismos) e o "vazio" que isso deixa, facilmente preenchido com discursos populistas e nacionalistas.
- a preocupação dos europeus com as questões acima referidas, sobretudo as do populismo e do nacionalismo, pois, segundo o autor (Jean-Claude Juncker), os "europeus não são imunes a estes gritantes testemunhos de desunião" (p. 12). Veja-se, por exemplo, Napoleão Bonaparte (1769-1821) e Adolf Hitler (1881-1945).
REGISTRO DA PRÁTICA (Diário de Classe e Notas de Aula), do
Professor Donarte Nunes dos Santos Júnior,
E.M.E.F. PORTO NOVO,
Prefeitura de Porto Alegre – SMED/ RME
Assinar:
Postar comentários (Atom)
18ª AULA: PESQUISA SOBRE PAÍSES DO EXTREMO LESTE DA EUROPA, EX-IUGOSLÁVIA E DA ÁSIA CENTRAL!
Nesta aula os lunos trabalharam, individualmente, cada um através de seu Chromebook , na pesquisa a respeito do país que lhe foi sorteado. N...
-
Obs.: as aulas 26ª, 27ª e 28ª, 29ª e 30ª foram utilizadas para a confecção das Jornadas de Aprendizagens , os Portfólios dos estudantes, b...
-
Nesta aula, os alunos trabalharam em atividade de resolução de questões, com base em leitura, acerca dos diversos conflitos árabe-israelense...
-
Ainda utilizando-se da dinâmica das Rodas de Leitura , estudantes e professor deram continuidade à leitura da obra que está sendo estudada. ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário