Através da dinâmica da roda de leitura e de aula expositiva dialogada, foram estudados os seguintes elementos, que emergem da leitura "Livro Branco Sobre o Futuro da Europa":
- a insegurança causada pela "porosidade" das fronteiras da Europa (ao menos das fronteiras internas) - o paradoxo do "abrir-se" (o "cidadão do mundo, de Kant (1724-1804)) e do "fechar-se" (dos nacionalismos) e o "vazio" que isso deixa, facilmente preenchido com discursos populistas e nacionalistas.
- a preocupação dos europeus com as questões acima referidas, sobretudo as do populismo e do nacionalismo, pois, segundo o autor (Jean-Claude Juncker), os "europeus não são imunes a estes gritantes testemunhos de desunião" (p. 12). Veja-se, por exemplo, Napoleão Bonaparte (1769-1821) e Adolf Hitler (1881-1945).
REGISTRO DA PRÁTICA (Diário de Classe e Notas de Aula), do
Professor Donarte Nunes dos Santos Júnior,
E.M.E.F. PORTO NOVO,
Prefeitura de Porto Alegre – SMED/ RME
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