Através da dinâmica da roda de leitura e de aula expositiva dialogada, foram estudados os seguintes elementos, que emergem da leitura "Livro Branco Sobre o Futuro da Europa":
- a insegurança causada pela "porosidade" das fronteiras da Europa (ao menos das fronteiras internas) - o paradoxo do "abrir-se" (o "cidadão do mundo, de Kant (1724-1804)) e do "fechar-se" (dos nacionalismos) e o "vazio" que isso deixa, facilmente preenchido com discursos populistas e nacionalistas.
- a preocupação dos europeus com as questões acima referidas, sobretudo as do populismo e do nacionalismo, pois, segundo o autor (Jean-Claude Juncker), os "europeus não são imunes a estes gritantes testemunhos de desunião" (p. 12). Veja-se, por exemplo, Napoleão Bonaparte (1769-1821) e Adolf Hitler (1881-1945).
REGISTRO DA PRÁTICA (Diário de Classe e Notas de Aula), do
Professor Donarte Nunes dos Santos Júnior,
E.M.E.F. PORTO NOVO,
Prefeitura de Porto Alegre – SMED/ RME
terça-feira, 21 de agosto de 2018
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10ª AULA: A IDEIA DE EUROPA (DESENVOLVIMENTO)!
Neste dia, que foi de volumosas e insistentes chuvas, em Porto Alegre, muitos estudantes faltaram. Em virtude disso, as turmas 91 e 92 foram...
-
Aula expositiva dialogada sobre a Europa. O continente foi situado, bem como, dimensionado em termos de Physis e Cultura . Aspecto de como o...
-
Aula expositiva dialogada sobre Ordem Mundial , Nova Ordem Mundial , Mundo Bipolar , Guerra Fria e o conceito de Guerra ! Para recompor algu...
-
Na parte da manhã, os alunos perderam um período de Geografia, porque aconteceu, na escola, o "Alinhamento Pedagógico", previsto p...
Nenhum comentário:
Postar um comentário