Como se pode ver, a título de curiosidade, comparando o quadro acima com o infográfico abaixo, há, ainda, mais um nível de integração, qual seja o da integração política. Este nível de integração a Europa ainda não alcançou:
Em seguida, o professor passou a explicar sobre o Brexit, a saída dos britânicos da UE: britain (Bretanha) e exit (saída), ou, “british exit” (saída britânica).
Relativamente a isso, o professor passou a explicar a diferença na valorização entre o Euro (€) e a Libra Esterlina (£), respectivamente, neste dia, com a cotação, de:
- R$5,23 = €1,00
- R$6,08 = £1,00
Deste modo, foi feita relação entre a valorização da Libra Esterlina e o desejo dos ingleses em sair da UE.
Relativamente a isso, também foi explicado a questão dos escoceses que, em sua maioria, não pretendiam sair da UE.
Quanto a isso, para recompor o que foi visto, é interessantíssimo ler a matéria que pode ser acessada, ::: AQUI :::.
O professor foi além, desenhando, no quadro, o mapa do Reino Unido, destacando no mesmo, as nações que integram o Reino Unido, a saber: Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte (ver mapa abaixo).
▇ Inglaterra
▇ País de Gales
▇ Escócia
▇ Irlanda do Norte
▇ Irlanda (somente a ilha, que tem, a nordeste, a Irlanda do Norte)
Mapa e legenda, acima, destacam; em vermelho, a Inglaterra; verde, País de Gales; azul (com o devido perdão, porque não se usa azul para territórios (o azul é reservado para corpos d'água)), Escócia; amarelo, Irlanda do Norte.
Feitas estas explicações, procedeu-se com aula expositiva dialogada sobre a demografia da Europa, mais especificamente, relativa a Europa Ocidental, que é, cada vez mais, conforme o tempo passa, elevada em termos etários.
Por outros termos, os europeus ocidentais estão cada vez mais velhos, em virtude de excelentes níveis econômicos e sociais que geram excelentes serviços em saúde, educação, segurança, previdência (aposentadorias), entre outros.
Para recompor o que foi visto na aula, aconselha-se a leitura do material, abaixo, bem como, a observação, do quadro:
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 39. |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 39. |
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