quinta-feira, 1 de setembro de 2022

"PERESTRIKA", "GLASNOST" E O FIM DA URSS (1 DE 2)!

Nesta aula, no 1º período (das 8h às 8h55min.), o professor instruiu, através de aula expositiva dialogada e leitura compartilhada de texto didático, a respeito da:

Perestroika: a reestruturação econômica da URSS, que se deu na seguinte conjuntura:
- uma URSS que vinha de um governo centralizado, burocrático, mão-de-ferro, totalitário e ditatorial, e de um histórico de massacres e etnocídios  
- uma URSS que vinha de uma política que consistia em uma série de migrações forçadas, que, na realidade, tinham como objetivo a mistura étnica, o que ficou conhecido como  "política do liquidificador", perpetrada por Stalin: tentativa de criação de um sentimento nacional soviético
- uma URSS que era potencia armamentista ("corrida espacial"), mas
- de uma URSS que apresentava baixíssimo crescimento na agricultura e na economia civil. Mas, que entretanto,
- apresentava uma camada privilegiada, a dos altos postos do Partido Comunista, que tinham até lojas especiais para passar bem: queijos, salames, carnes, bebidas importadas, perfumes, enfim, todas as mordomias possíveis a uma elite de burocratas, enquanto o povo:
- frequentava enormes filas para poder comprar produtos do cotidiano; havia falta de produtos básicos, como comida, sapatos, roupas, etc.  
- nesse cenário, surge Mikhail Gorbatchov (ou Gorbachev) (1931-1922), que sobe ao poder e se torna o secretário-geral da URSS (1985). Gorbatchov não fazia parte da linha-dura que dominava a maior parte dos cargos políticos do Partido Comunista; fazia parte dos "progressistas"
- essa reestruturação econômica deu-se, ainda, em uma conjuntura de total falta de transparência: 
    * o caso da Usina Nuclear de Chernobil (que explodiu, em 1986, causando o maior desastre nuclear da humanidade) 
    * os diversos relatórios (falsos) que ostentavam números promissores da economia

- ocasionado, por causa de tudo isso, também, uma:

Glasnost: transparência política.
- que implementou um aumento nas possibilidades de expressão, imprensa e descentralizou a tomada de decisões (desburocratização) 

→ Houve ainda um Golpe militar (1991) que tentou derrubar Gorbatchov, mas que foi malogrado pela reação da população civil 

Aspecto de Gorbatchov (último governante da URSS (1985-1991) falando aos ouvidos de Putin (que, praticamente governa a Rússia desde a renúncia de Boris Iéltsin (1999)
MARANHÃO, Fabiana. Revolta com Putin e saúde debilitada: como foram últimos anos de Gorbachev... Internacional, UOL, São Paulo, 2022. Fonte: Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2022/08/31/revolta-com-putin-e-saude-debilitada-como-foram-ultimos-anos-de-gorbachev.htm>. Acesso em 1º de set., 2022.
 

Boris Iéltsin (1931-2007), foi o 1º presidente de uma Rússia independente, desde czar Nicolau II, entre os anos de 1991 e 1999.
BORIS IÉLTSIN. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2022. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Boris_I%C3%A9ltsin&oldid=63281879>. Acesso em: 29 mar. 2022.



Com o toque do sinal avisando a troca de períodos, os restante do conteúdo ficou para o próximo período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10ª AULA: A IDEIA DE EUROPA (DESENVOLVIMENTO)!

Neste dia, que foi de volumosas e insistentes chuvas, em Porto Alegre, muitos estudantes faltaram. Em virtude disso, as turmas 91 e 92 foram...