No segundo período de Geografia, 7º período do dia, das 13h55min. às 14h50min., o professor prosseguiu com aula expositiva dialogada, bem como, com a leitura partilhada do texto didático do livro (VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 83-88). À medida em que os conteúdos e conceitos iam aparecendo, o professor fazia as devidas explicações e aprofundamentos. Dentro do que foi estudado, podem ser apontados os seguintes elementos:
→ com o malogrado golpe de 1991 alguns dos burocratas mais linha-dura mudaram de lado rapidamente;
→ outros, mais "progressistas", aproveitaram para aliar-se às repúblicas que já desejavam independência.
→ Assim, em setembro de 1991, as três repúblicas bálticas ("nações bálticas") declararam sua independência, tendo sido rapidamente reconhecidas pela ONU
- a atual guerra da Ucrânia:
> a manifestação de interesse, por parte da Ucrânia, em entrar na Otan e a invasão russa
> as desculpas russas/ legitimações russas (luta contra o nazismo (Batalhão de Azov), corrupção de Volodymyr Zelenskyy, impopularidade do presidente junto a seu povo, ucranianos não existem; são russos, etc.)
- CEI e UE
- as nações islâmicas, que não pretendem entrar na UE, e que, em caso de insucesso da CEI, aproximar-se-ão da China e/ ou do Oriente Médio
- as tensões étnicas na região:
> os islâmicos contra os socialistas no Uzbequistão e Tadjiquistão
> a região de Nagorno-Karabakh (Azerbaijão): armênios (cristãos) versus azeris (islâmicos)
> a região da Ossétia do Sul (Geórgia) e a luta contra os russos
> a região de Abkhásia, que quer ser independente da Geórgia: são muçulmanos
> a região da Chechênia e seus separatistas chechenos (que também são islâmicos), e querem se separar da Rússia
> a Criméia, que pertence à Ucrânia e foi tomada pela Rússia
> a região da Transnístria (também chamada de Dniester), onde os cossacos querem se separar dda Moldávia, e têm o apoio dos russos
O material que foi estudado pode ser revisitado, :::AQUI:::.
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