terça-feira, 5 de junho de 2018

Vigésima Quinta aula!

Aula na qual o professor iniciou, com os estudantes, através da dinâmica das Rodas de Leitura, a leitura do livro "JUNCKER, Jean-Claude. Livro Branco Sobre o Futuro da Europa: reflexões e cenários para a UE-27 em 2025. Bruxelas: Comissão Europeia. 2017."

Com base na leitura do livro, emergiram os seguintes elementos, que foram pertinentemente comentados pelo professor:

- do ponto de vista físico, a Europa é apenas uma península da Ásia. (obs.1: "física", da physis grega; natureza. Obs.2: "península", porção continental que adentra o mar, penetrando-o (ver outras denominações, :::aqui::: e :::aqui:::))

- do ponto de vita de extensão territorial, portanto, a Europa é insignificante

- entretanto, do ponto de vista histórico-cultural, a Europa é gigante

- justifica-se o estudo pormenorizado do continente europeu, em virtude de termos, nós, América, sem com isso colocarmo-nos numa posição de subserviência, herdado daqueles povos:


. a herança grega: a lógica, a matemática, a filosofia

. a herança judaica (paralelo com o livro que ainda está sendo lido (KONIG, Nanette Blitz. Eu sobrevivi ao holocausto: o comovente relato de uma das ultimas amigas vivas de Anne Frank. São Paulo: Universo dos Livros, 2015.))

. a herança cristã

O professor fez mais uma série de comentários que serviram de base para, nas próximas aulas, introduzir a noção de Espírito Europeu, vinda de Gerge Steiner, de "A Ideia de Europa". 
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

10ª AULA: A IDEIA DE EUROPA (DESENVOLVIMENTO)!

Neste dia, que foi de volumosas e insistentes chuvas, em Porto Alegre, muitos estudantes faltaram. Em virtude disso, as turmas 91 e 92 foram...