Aula na qual o professor iniciou, com os estudantes, através da dinâmica das Rodas de Leitura, a leitura do livro "JUNCKER, Jean-Claude. Livro Branco Sobre o Futuro da Europa: reflexões e cenários para a UE-27 em 2025. Bruxelas: Comissão Europeia. 2017."
Com base na leitura do livro, emergiram os seguintes elementos, que foram pertinentemente comentados pelo professor:
- do ponto de vista físico, a Europa é apenas uma península da Ásia. (obs.1: "física", da physis grega; natureza. Obs.2: "península", porção continental que adentra o mar, penetrando-o (ver outras denominações, :::aqui::: e :::aqui:::))
- do ponto de vita de extensão territorial, portanto, a Europa é insignificante
- entretanto, do ponto de vista histórico-cultural, a Europa é gigante
- justifica-se o estudo pormenorizado do continente europeu, em virtude de termos, nós, América, sem com isso colocarmo-nos numa posição de subserviência, herdado daqueles povos:
. a herança grega: a lógica, a matemática, a filosofia
. a herança judaica (paralelo com o livro que ainda está sendo lido (KONIG, Nanette Blitz. Eu sobrevivi ao holocausto: o comovente relato de uma das ultimas amigas vivas de Anne Frank. São Paulo: Universo dos Livros, 2015.))
. a herança cristã
O professor fez mais uma série de comentários que serviram de base para, nas próximas aulas, introduzir a noção de Espírito Europeu, vinda de Gerge Steiner, de "A Ideia de Europa".
REGISTRO DA PRÁTICA (Diário de Classe e Notas de Aula), do
Professor Donarte Nunes dos Santos Júnior,
E.M.E.F. PORTO NOVO,
Prefeitura de Porto Alegre – SMED/ RME
terça-feira, 5 de junho de 2018
Assinar:
Postar comentários (Atom)
14ª AULA: SITUAR GEOGRAFICAMENTE A EUROPA: LOCALIZAÇÃO RELATIVA!
Neste encontro, o professor, utilizando-se de um notebook , da TV passeante da escola, e do software Google Earth™, conduziu aula expositiva...

-
Aula em que alunos e professor procederam, através da dinâmica da Roda de Leitura , a leitura do livro adotado para este "primeiro seme...
-
Início do ano letivo de 2025! Como de costume, o professor, através de aula expositiva e dialogada, introduziu a noção de Ideias-Força com o...
-
Obs.: as aulas 26ª, 27ª e 28ª, 29ª e 30ª foram utilizadas para a confecção das Jornadas de Aprendizagens , os Portfólios dos estudantes, b...
Nenhum comentário:
Postar um comentário