Aula na qual o professor iniciou, com os estudantes, através da dinâmica das Rodas de Leitura, a leitura do livro "JUNCKER, Jean-Claude. Livro Branco Sobre o Futuro da Europa: reflexões e cenários para a UE-27 em 2025. Bruxelas: Comissão Europeia. 2017."
Com base na leitura do livro, emergiram os seguintes elementos, que foram pertinentemente comentados pelo professor:
- do ponto de vista físico, a Europa é apenas uma península da Ásia. (obs.1: "física", da physis grega; natureza. Obs.2: "península", porção continental que adentra o mar, penetrando-o (ver outras denominações, :::aqui::: e :::aqui:::))
- do ponto de vita de extensão territorial, portanto, a Europa é insignificante
- entretanto, do ponto de vista histórico-cultural, a Europa é gigante
- justifica-se o estudo pormenorizado do continente europeu, em virtude de termos, nós, América, sem com isso colocarmo-nos numa posição de subserviência, herdado daqueles povos:
. a herança grega: a lógica, a matemática, a filosofia
. a herança judaica (paralelo com o livro que ainda está sendo lido (KONIG, Nanette Blitz. Eu sobrevivi ao holocausto: o comovente relato de uma das ultimas amigas vivas de Anne Frank. São Paulo: Universo dos Livros, 2015.))
. a herança cristã
O professor fez mais uma série de comentários que serviram de base para, nas próximas aulas, introduzir a noção de Espírito Europeu, vinda de Gerge Steiner, de "A Ideia de Europa".
REGISTRO DA PRÁTICA (Diário de Classe e Notas de Aula), do
Professor Donarte Nunes dos Santos Júnior,
E.M.E.F. PORTO NOVO,
Prefeitura de Porto Alegre – SMED/ RME
terça-feira, 5 de junho de 2018
Assinar:
Postar comentários (Atom)
18ª AULA: PESQUISA SOBRE PAÍSES DO EXTREMO LESTE DA EUROPA, EX-IUGOSLÁVIA E DA ÁSIA CENTRAL!
Nesta aula os lunos trabalharam, individualmente, cada um através de seu Chromebook , na pesquisa a respeito do país que lhe foi sorteado. N...
-
Obs.: as aulas 26ª, 27ª e 28ª, 29ª e 30ª foram utilizadas para a confecção das Jornadas de Aprendizagens , os Portfólios dos estudantes, b...
-
Nesta aula, os alunos trabalharam em atividade de resolução de questões, com base em leitura, acerca dos diversos conflitos árabe-israelense...
-
Ainda utilizando-se da dinâmica das Rodas de Leitura , estudantes e professor deram continuidade à leitura da obra que está sendo estudada. ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário