Para respeitar a lógica do conteúdo, a presente aula será registrada de trás para frente.
Assim, no segundo período do dia (das 13h55min. às 14h50min.), o professor Donarte não estava presente, pois tinha atendimento médico. Então, com professor substituto, os alunos responderam à material deixado pelo professor de Geo., que versava sobre os aborígenes e sobre a Austrália como potência regional, bem como, sobre a projeção mundial do país.
Para responderem à tarefa, que foi recolhida, os alunos deveriam ler as páginas 119 a 122.
O material pode ser revisto, ::: AQUI :::.
Já no primeiro período (das 8h às 8h55min.), com o professor Donarte presente, foi proferida aula expositiva dialogada sobre a Nova Zelândia (introdução).
Foi visto o seguinte:
- proximidade (?) relativa da Nova Zelândia em relação a Austrália (aprox., 1.600km)
- a diminuta área neozelandesa (aprox., 276.710km² (268.021km², em outras fontes))
- a diminuta população neozelandesa
Obs.: do continente da Oceania, o segundo país em área; mas, o terceiro em população (perdendo para Papua-Nova Guiné)
- clima oceânico temperado
- arquipélago, constituído por duas ilhas grandes; a Ilha do Norte, com 2/3 da população; a Ilha do Sul, e mais, cerca de 600 pequenas ilhas, com os restantes 1/3 da população
- a capital Wellington, que está na Ilha do Norte, e que não é a cidade mais populosa (aprox., 413 mil habitantes (2017)) e Auckland, também na Ilha do Norte.
- os autóctones da Nova Zelândia, os maoris e seus traços morfogenéticos; maior proximidade da Nova Zelândia em relação a América (menos de 8 mil quilômetros) do que com África (mais de 15 mil quilômetros)
O material básico da aula pode ser revisto e estudado, ::: AQUI :::.
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