terça-feira, 10 de setembro de 2024

18ª AULA: PESQUISA SOBRE PAÍSES DO EXTREMO LESTE DA EUROPA, EX-IUGOSLÁVIA E DA ÁSIA CENTRAL!

Nesta aula os lunos trabalharam, individualmente, cada um através de seu Chromebook, na pesquisa a respeito do país que lhe foi sorteado.

Nesta aula ainda, foi marcada a data das primeiras apresentações. 

terça-feira, 3 de setembro de 2024

17ª AULA: SORTEIO PARA PESQUISA A RESPEITO DE PAÍSES DO EXTREMO LESTE DA EUROPA, ANTIGA IUGOSLÁVIA E ÁSIA CENTRAL!

Nesta aula o professor sorteou, entre os estudantes, uma série de países do extremo leste europeu, da antiga Iugoslávia e da Ásia Central, para que os alunos elaborassem, a respeito deles, uma pesquisa geográfica. Tal pesquisa será apresentada, em data oportuna, ao grande grupo.

terça-feira, 27 de agosto de 2024

16º AULA: CONCLUSÃO DE "A IDEIA DE PORTO NOVO"!

Nesta aula, os launos concluíram a produção textual a respeito dos traços contitutivos da Porto Novo, bem como, área de entorno.

Ver penúltima aula.

terça-feira, 20 de agosto de 2024

15ª AULA: DESENVOLVIMENTO DO TEXTO "A IDEIA DE PORTO NOVO"!

Nesta aula, os launos desenvolveram a produção textual a respeito dos traços contitutivos da Porto Novo, bem como, área de entorno.

Ver última aula.

terça-feira, 13 de agosto de 2024

14ª AULA: A IDEIA DE PORTO NOVO (INTRODUÇÃO)!

Nesta aula, os alunos iniciaram uma produção textual, com base no pensamento de George Steiner (1929-2020), encontrada em seu livro "A Ideia de Europa", no qual o filósofo e professor francês identifica cinco traços constitutivos da Cultura do Europeia.

Com base nisso, os estudantes deveriam elaborar um texto que identificasse, também, cinco traços constitutivos da escola e área entorno, texto que irá se chamar "A Ideia de Porto Novo", e que, pretende-se, será publicado.

terça-feira, 6 de agosto de 2024

13ª AULA: RETORNO DO RECESSO E INTRODUÇÃO AO ESTUDO SOBRE O COMUNISMO!

Em nível de conversa mais ou menos despretensiosa, o professor instruiu os estudantes a respeito de como eles poderiam se organizar para o restante do presente trimestre letivo

Foi explicado sobre o conceito de cronodisrupção e suas consequências para jovens adolescente de 9º ano.

Feito isso, o professor intruiu a respeito do conceito de Comunismo.


terça-feira, 18 de junho de 2024

12ª AULA: AVALIAÇÃO SEM CONSULTA!

Nesta aula, os alunos resolveram a Avaliação sem Consulta.

Aspecto dos alunos resolvendo a prova (1 de 2)!


Aspecto dos alunos resolvendo a prova (2 de 2)!



segunda-feira, 3 de junho de 2024

11ª AULA: RETORNO DO DESASTRE AMBIENTAL!

Após a última aula, dia 30 de abril, começou a chover torrencialmente no Rio Grande do Sul. As primeiras localidades a serem atingidas pelas chuvas foram as da Serra Gaúcha. Porto Alegre, também, quase que de imediato começou a sofrer.

O que, porém, ninguém sabia é que aquele fenômeno viria a se transformar em um dos maiores desastres ambientais do Brasil! Assim sendo, as aulas nas disciplinas de Geografia e Iniciação Científica, cessaram desde aquela data, vindo a retornar somente hoje.

Nesta aula, o professor fez uma explicação a respeito dos fenômenos que atingiram o estado, a capital e sobre os fatores internos e externos às cheias.

Em seguida, em uma conversa franca, alunos e professor falaram sobre os impactos disso tudo na vida de cada um.

Feito isso, foi proposta e leitura do texto "Três dias para ler", de Helen Keller (1880-1968). Os alunos deveriam ler o escrito da filosofa estadunidense, e, depois, responder: o que Keller tem a nos dizer hoje? Qual mensagem podemos retirar, desde o seu texto e da sua história, para a nossa vida?

Bombeiros atuam no resgate de moradores que deixam suas casas, na avenida Borges de Medeiros, em Porto AlegreFoto: Donaldo Hadlich/Código 19/Folhapress
Fonte: Disponível em: <https://www.otempo.com.br/brasil/2024/5/8/qual-e-a-relacao-das-mudancas-climaticas-com-o-desastre-no-rio-g>. Acesso em 03 de jun., 2024.

 

terça-feira, 30 de abril de 2024

10ª AULA: A IDEIA DE EUROPA (DESENVOLVIMENTO)!

Neste dia, que foi de volumosas e insistentes chuvas, em Porto Alegre, muitos estudantes faltaram.

Em virtude disso, as turmas 91 e 92 foram reunidas.

Destarte, através de aula expositiva dialogada, o professor fez o desenvolvimento do conteúdo, introduzido na aula anterior, ainda que tudo isso seja devidamente retomada na próxima aula.

Recomenda-se que os estudantes assistam ao vídeo abaixo:



terça-feira, 23 de abril de 2024

9ª AULA: EUROPA (INTRODUÇÃO (LA IDEA EUROPA, DE G. STEINER (1929-2020))!

Na aula de hoje, o professor distribuiu para cada aluno a sua ficha de controle da avaliação trimestral. O documento consiste um uma espécie de "boletim", no qual o aluno anota, para ele, para controle pessoal, as notas/ conceitos que está alcançando em cada uma das tarefas; e isso nas disciplinas de Geografia e Iniciação Científica.

Os alunos também ganharam, cada um, a sua lista de conteúdos para conferência. Esta lista traz um checklist com os campos correspondentes para que o aluno vá marcando os conteúdos já vistos ao longo do ano letivo.

Após as orientações a respeito do uso dos documentos acima citados, através de aula expositiva dialogada, o professor introduziu o estudo a repeito do continente europeu. Fez primeiro algumas reflexões iniciais dando conta da diminuta extensão territorial do continente europeu; uma península da Ásia (constituindo a Eurásia); bem como, de modo diametralmente oposto, do gigantismo cultual do continente.

Em seguida, passou a explicar o Espírito da Europa, utilizando-se, para isso, das ideias retiradas de "STEINER, George. La Idea de Europa. México: Ediciones Siruela, 2006".

Aconselha-se, para recompor e ir além, que se assista à videoaula, abaixo:



terça-feira, 16 de abril de 2024

8ª AULA: A GUERRA!

Através de aula expositiva dialogada, o professor explicou o conceito de Guerra.

Os elementos explicados perpassaram o "A Arte da Terra" de Sun Tzu (544 a. C. - 496 a. C.), "Da Guerra", de Carl von Clausewitz (1780-1831) e os acontecimentos atuais "Guerra Rússia vs. Ucrânia", "Israel vs, Hamas ('Israel vs. Irã)".

A máxima "A Guerra é a continuação da política, só que por outros meios" (de Clausewitz), foi debatida, bem como, o questionamento: "a Guerra Fria terminou ou não? Por quê?".

Essa aula pode ser recomposta lendo-se e interagindo-se com o que é disponibilizado, abaixo, a:
 

terça-feira, 2 de abril de 2024

terça-feira, 26 de março de 2024

5ª AULA: ORDEM MUNDIAL, NOVA ORDEM MUNDIAL, MUNDO BIPOLAR E GUERRA FRIA!

Nesta aula, através de aula expositiva dialogada, o professor explicou a terminologia Ordem Mundial, bem como, Nova Ordem Mundial. Fez um apanhado historiográfico desde o século XVI (Portugal e Espanha), a emergência do Reino Unido (em seguida, e ao longo de todo o século XIX) como potência mundial, e, ainda, o contexto da emergência dos EUA como a nova potência do século XX.

O apanhado histórico seguiu até o final da Segunda Grande Guerra, desde a qual, emergem o Mundo Bipolar; o socialismo encabeçado pela Rússia, na então União Soviética vs. o capitalismo encabeçado pelos EUA, na América e Europa (sobretudo na Europa Ocidental).

A fim de contextualizar a Guerra Fria que segue desde aquele Mundo Bipolar, o professor narrou partes do filme "Mr. Jones" ("A Sombra de Stalin", em português) - que conta a história Gareth Jones, um decidido e jovem jornalista galês (País de Gales (Reino Unido)) que, ainda antes da Segunda Guerra Mundial (1º de set., 1939 - 2 de set., 1945), viajou para a União Soviética, em 1933, e descobriu a chocante verdade por trás da “utopia” soviética e do regime de Josef Stalin.

Aconselha-se fortemente que os alunos, se puderem, assistam o filme. Trailer, abaixo:


Mais sobre o filme, ou ainda, sobre o seu contexto histórico, ler o interessante texto intitulado de "A verdadeira história por trás da 'verdadeira história' do Sr. Jones", escrito pelo sobrinho-neto do verdadeiro Gareth Jones, artigo que foi publicado, originalmente, em 26 de jan., 2020, no Jornal The Times.

Em seguida, o professor passou a instruir sobre a Guerra Fria, explicando e exemplificando, com muitíssimos elementos, essa guerra indireta entre os EUA e a URSS.

Falou-se sobre:

- Guerra Rússia vs. Ucrânia
- solos Tchernozion (um tipo de solo de grande fertilidade encontrado em algumas regiões da Europa Oriental, como a Ucrânia)
Obs.: neste ponto o estudante Pablo contribuiu com o Acidente Nuclear de Chernobil, bem como, o estudante Guilherme comentou sobre o game de computador "S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl", ambos elementos relacionados à Guerra Fria.

Enfim, vários foram os exemplos trazidos para se clarificar o conceito de Guerra Fria.

O Trailer abaixo, retirado do documentário "Turning Point: The Bomb and the Cold War" ("Ponto de Virada: A Bomba e a Guerra Fria") aborda uma série de elementos vistos em aula: 

terça-feira, 19 de março de 2024

4ª AULA: AVALIAÇÃO SEM CONSULTA (SONDAGEM)!

Nesta aula, os alunos deram as suas respostas a treze questões que procuravam sondar os conhecimentos apreendidos ao longo do 8º Ano do Ensino Fundamental.

Aspecto dos alunos respondendo a Sondagem!


terça-feira, 5 de março de 2024

3ª AULA: REDAÇÕES SOBRE AS IDEIAS-FORÇA!

Nesta aula, os estudantes foram orientados a elaborarem uma redação sobre o tema das Ideias-Força. As produções textuais serão publicadas nas Jornadas de Aprendizagem dos aluno.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

2ª AULA: IDEIAS-FORÇA: CONCLUSÃO!

Conclusão das explicações e discussões a respeito das *Ideias-Força*, que balizam o ato de estudar, e, portanto, o presente Ano Letivo.

18ª AULA: PESQUISA SOBRE PAÍSES DO EXTREMO LESTE DA EUROPA, EX-IUGOSLÁVIA E DA ÁSIA CENTRAL!

Nesta aula os lunos trabalharam, individualmente, cada um através de seu Chromebook , na pesquisa a respeito do país que lhe foi sorteado. N...