Nesta aula os lunos trabalharam, individualmente, cada um através de seu Chromebook, na pesquisa a respeito do país que lhe foi sorteado.
Nesta aula ainda, foi marcada a data das primeiras apresentações.
REGISTRO DA PRÁTICA (Diário de Classe e Notas de Aula), do
Professor Donarte Nunes dos Santos Júnior,
E.M.E.F. PORTO NOVO,
Prefeitura de Porto Alegre – SMED/ RME
Nesta aula os lunos trabalharam, individualmente, cada um através de seu Chromebook, na pesquisa a respeito do país que lhe foi sorteado.
Nesta aula ainda, foi marcada a data das primeiras apresentações.
Nesta aula, os launos concluíram a produção textual a respeito dos traços contitutivos da Porto Novo, bem como, área de entorno.
Ver penúltima aula.
Nesta aula, os launos desenvolveram a produção textual a respeito dos traços contitutivos da Porto Novo, bem como, área de entorno.
Ver última aula.
Nesta aula, os alunos iniciaram uma produção textual, com base no pensamento de George Steiner (1929-2020), encontrada em seu livro "A Ideia de Europa", no qual o filósofo e professor francês identifica cinco traços constitutivos da Cultura do Europeia.
Com base nisso, os estudantes deveriam elaborar um texto que identificasse, também, cinco traços constitutivos da escola e área entorno, texto que irá se chamar "A Ideia de Porto Novo", e que, pretende-se, será publicado.
Após a última aula, dia 30 de abril, começou a chover torrencialmente no Rio Grande do Sul. As primeiras localidades a serem atingidas pelas chuvas foram as da Serra Gaúcha. Porto Alegre, também, quase que de imediato começou a sofrer.
O que, porém, ninguém sabia é que aquele fenômeno viria a se transformar em um dos maiores desastres ambientais do Brasil! Assim sendo, as aulas nas disciplinas de Geografia e Iniciação Científica, cessaram desde aquela data, vindo a retornar somente hoje.
Nesta aula, o professor fez uma explicação a respeito dos fenômenos que atingiram o estado, a capital e sobre os fatores internos e externos às cheias.
Em seguida, em uma conversa franca, alunos e professor falaram sobre os impactos disso tudo na vida de cada um.
Feito isso, foi proposta e leitura do texto "Três dias para ler", de Helen Keller (1880-1968). Os alunos deveriam ler o escrito da filosofa estadunidense, e, depois, responder: o que Keller tem a nos dizer hoje? Qual mensagem podemos retirar, desde o seu texto e da sua história, para a nossa vida?
Nesta aula, os estudantes foram orientados a elaborarem uma redação sobre o tema das Ideias-Força. As produções textuais serão publicadas nas Jornadas de Aprendizagem dos aluno.
Conclusão das explicações e discussões a respeito das *Ideias-Força*, que balizam o ato de estudar, e, portanto, o presente Ano Letivo.
Nesta aula os lunos trabalharam, individualmente, cada um através de seu Chromebook , na pesquisa a respeito do país que lhe foi sorteado. N...