O professor retomou a aula passada, e, de imediato, passou a refletir a respeito do estudo e do conhecimento. Fez isso questionando os alunos acerca da relação entre o estudo formal, a busca pelo conhecimento e do conhecimento propriamente dito, em suas diferentes profundidades: o mundo profissional e o ser bem-sucedido e suas relatividades.
Em seguida, o professor retomou a noção do "estudar para si mesmo", contida no escrito de Nietzsche (1844-1900), intitulado "Escritos sobre educação". Nesse sentido, foi grata a constatação de que a turma havia se apropriado da noção, lembrando muito bem dela, ao que o professor apenas teve de abordar um ou outro aspecto da mesma.
Do mesmo modo, encaminhando o fechamento da aula, o professor instigou os estudantes com a pergunta: "qual é a única coisa que não pode ser tirada de um homem?". Tendo se alegrado com o fato de os estudantes também terem apreendido para si esta noção, qual seja: a de que "o conhecimento a única coisa que não pode ser tirada de uma pessoa"; noção que está no livro "O Conde de Monte Cristo", do autor francês, Alexandre Dumas (1802-0870).
REGISTRO DA PRÁTICA (Diário de Classe e Notas de Aula), do
Professor Donarte Nunes dos Santos Júnior,
E.M.E.F. PORTO NOVO,
Prefeitura de Porto Alegre – SMED/ RME
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3ª AULA: APRECIAÇÃO DO "CONTEÚDO PROGRAMÁTICO" (DESENVOLVIMENTO)!
Nesta aula, dando sequencia ao período anterior , o professor prosseguiu a apresentação do conteúdo programático do Ano Letivo para os alun...
-
Obs.: as aulas 26ª, 27ª e 28ª, 29ª e 30ª foram utilizadas para a confecção das Jornadas de Aprendizagens , os Portfólios dos estudantes, b...
-
Os alunos foram levados ao Laboratório de Informática, e, lá, pesquisaram o conceito de ideologia , no site do professor.
-
Nesta aula, os launos concluíram a produção textual a respeito dos traços contitutivos da Porto Novo, bem como, área de entorno. Ver pen...
Nenhum comentário:
Postar um comentário