TURMA 91 - GEOGRAFIA
REGISTRO DA PRÁTICA (Diário de Classe e Notas de Aula), do
Professor Donarte Nunes dos Santos Júnior,
E.M.E.F. PORTO NOVO,
Prefeitura de Porto Alegre – SMED/ RME
quarta-feira, 5 de março de 2025
3ª AULA: APRECIAÇÃO DO "CONTEÚDO PROGRAMÁTICO" (DESENVOLVIMENTO)!
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025
2ª AULA: IDEIAS-FORÇA (PARTE 2 DE 2)!
terça-feira, 18 de fevereiro de 2025
1ª AULA: IDEIAS-FORÇA (PARTE 1 DE 2)!
terça-feira, 10 de setembro de 2024
18ª AULA: PESQUISA SOBRE PAÍSES DO EXTREMO LESTE DA EUROPA, EX-IUGOSLÁVIA E DA ÁSIA CENTRAL!
Nesta aula os lunos trabalharam, individualmente, cada um através de seu Chromebook, na pesquisa a respeito do país que lhe foi sorteado.
Nesta aula ainda, foi marcada a data das primeiras apresentações.
terça-feira, 3 de setembro de 2024
17ª AULA: SORTEIO PARA PESQUISA A RESPEITO DE PAÍSES DO EXTREMO LESTE DA EUROPA, ANTIGA IUGOSLÁVIA E ÁSIA CENTRAL!
terça-feira, 27 de agosto de 2024
16º AULA: CONCLUSÃO DE "A IDEIA DE PORTO NOVO"!
Nesta aula, os launos concluíram a produção textual a respeito dos traços contitutivos da Porto Novo, bem como, área de entorno.
Ver penúltima aula.
terça-feira, 20 de agosto de 2024
15ª AULA: DESENVOLVIMENTO DO TEXTO "A IDEIA DE PORTO NOVO"!
Nesta aula, os launos desenvolveram a produção textual a respeito dos traços contitutivos da Porto Novo, bem como, área de entorno.
Ver última aula.
terça-feira, 13 de agosto de 2024
14ª AULA: A IDEIA DE PORTO NOVO (INTRODUÇÃO)!
Nesta aula, os alunos iniciaram uma produção textual, com base no pensamento de George Steiner (1929-2020), encontrada em seu livro "A Ideia de Europa", no qual o filósofo e professor francês identifica cinco traços constitutivos da Cultura do Europeia.
Com base nisso, os estudantes deveriam elaborar um texto que identificasse, também, cinco traços constitutivos da escola e área entorno, texto que irá se chamar "A Ideia de Porto Novo", e que, pretende-se, será publicado.
terça-feira, 6 de agosto de 2024
13ª AULA: RETORNO DO RECESSO E INTRODUÇÃO AO ESTUDO SOBRE O COMUNISMO!
terça-feira, 18 de junho de 2024
segunda-feira, 3 de junho de 2024
11ª AULA: RETORNO DO DESASTRE AMBIENTAL!
Após a última aula, dia 30 de abril, começou a chover torrencialmente no Rio Grande do Sul. As primeiras localidades a serem atingidas pelas chuvas foram as da Serra Gaúcha. Porto Alegre, também, quase que de imediato começou a sofrer.
O que, porém, ninguém sabia é que aquele fenômeno viria a se transformar em um dos maiores desastres ambientais do Brasil! Assim sendo, as aulas nas disciplinas de Geografia e Iniciação Científica, cessaram desde aquela data, vindo a retornar somente hoje.
Nesta aula, o professor fez uma explicação a respeito dos fenômenos que atingiram o estado, a capital e sobre os fatores internos e externos às cheias.
Em seguida, em uma conversa franca, alunos e professor falaram sobre os impactos disso tudo na vida de cada um.
Feito isso, foi proposta e leitura do texto "Três dias para ler", de Helen Keller (1880-1968). Os alunos deveriam ler o escrito da filosofa estadunidense, e, depois, responder: o que Keller tem a nos dizer hoje? Qual mensagem podemos retirar, desde o seu texto e da sua história, para a nossa vida?
terça-feira, 30 de abril de 2024
10ª AULA: A IDEIA DE EUROPA (DESENVOLVIMENTO)!
terça-feira, 23 de abril de 2024
9ª AULA: EUROPA (INTRODUÇÃO (LA IDEA EUROPA, DE G. STEINER (1929-2020))!
terça-feira, 16 de abril de 2024
8ª AULA: A GUERRA!
terça-feira, 2 de abril de 2024
6ª AULA: CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO SEM CONSULTA!
terça-feira, 26 de março de 2024
5ª AULA: ORDEM MUNDIAL, NOVA ORDEM MUNDIAL, MUNDO BIPOLAR E GUERRA FRIA!
terça-feira, 19 de março de 2024
4ª AULA: AVALIAÇÃO SEM CONSULTA (SONDAGEM)!
terça-feira, 5 de março de 2024
3ª AULA: REDAÇÕES SOBRE AS IDEIAS-FORÇA!
Nesta aula, os estudantes foram orientados a elaborarem uma redação sobre o tema das Ideias-Força. As produções textuais serão publicadas nas Jornadas de Aprendizagem dos aluno.
terça-feira, 27 de fevereiro de 2024
2ª AULA: IDEIAS-FORÇA: CONCLUSÃO!
Conclusão das explicações e discussões a respeito das *Ideias-Força*, que balizam o ato de estudar, e, portanto, o presente Ano Letivo.
segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024
terça-feira, 12 de dezembro de 2023
35ª AULA: TURQUIA E IRÃ!
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 152 |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 152 |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 153 |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 153 |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 153 |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 154 |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 154 |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 154 |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 155 |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 155 |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 155 |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 155 |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 156 |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 156 |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 157 |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 157 |
terça-feira, 5 de dezembro de 2023
34ª AULA: AUTOAVALIAÇÃO!
Aula na qual, de posse de seus Chfromebooks, os alunos elaboraram a sua Autoavaliação Trimestral.
terça-feira, 28 de novembro de 2023
33ª AULA: OS CONFLITOS ÁRABE-ISRAELENSES!
Nesta aula, os alunos trabalharam em atividade de resolução de questões, com base em leitura, acerca dos diversos conflitos árabe-israelenses.
Para recompor o que foi estudado em aula, é interessante, ler:
terça-feira, 21 de novembro de 2023
32ª AULA: ORIENTE MÉDIO (INTRODUÇÃO)!
Aula expositiva dialogada sobre Oriente Médio: aspectos gerais. O professor, desde a análise e observação do mapa político da região, instruiu a respeito daquela parte do Islã e Israel, tecendo breves comentários com relação a Guerra de Israel na Faixa de Gaza.
Ainda em se tratando dos povos muçulmanos, foi feito o devido destaque e diferenciação entre os xiitas (Irã, por exemplo) e sunitas (Arábia Saudita, por exemplo).
Em se tratando da parte física, natureza, foi dado o devido destaque para o Golfo Pérsico e sua formação geológico, áreas rebaixadas, suas bacias, anticlíneos, preenchidos por rochas sedimentares, e, também, por organismos marinhos, favorecendo a ocorrência dos hidrocarbonetos (petróleo e gás natural).
O professor explicou ainda sobre o Canal de Suez e sua importância estratégica entre Oriente e Ocidente.
Foram ainda citados e comentados os rios Tigre e Eufrates (bem como, a Mesopotâmia (Planalto da)) e os seus cursos desde as montanhas do Planalto da Armênia, vindo a desaguar no Golfo Pérsico.
Falou-se ainda sobre a riqueza gerada pelo petróleo (países do golfo) e do desenvolvimento gerado pela cultura e educação (Israel).
terça-feira, 14 de novembro de 2023
31ª AULA: PROJETO ADOTE UM ESCRITOR!
Obs.: as aulas 26ª, 27ª e 28ª, 29ª e 30ª foram utilizadas para a confecção das Jornadas de Aprendizagens, os Portfólios dos estudantes, bem como, para a resolução das questões sobre a "Revolução russa e o desmantelamento da URSS".
Na aula de hoje, os alunos, participaram da palestra do autor André Neves, pelo projeto "Adote um escritor?".
terça-feira, 19 de setembro de 2023
25ª AULA: ELABORAÇÃO DE MAPA DAS NAÇÕES QUE COMPUNHAM A IUGOSLÁVIA!
![]() |
Aspecto dos alunos trabalhando em seus mapas (1 de 2) |
![]() |
Aspecto dos alunos trabalhando em seus mapas (2 de 2) |
terça-feira, 5 de setembro de 2023
24ª AULA: AVALIAÇÃO DOS CADERNOS!
Nesta aula aconteceu a avaliação dos cadernos, bem como, os alunos trabalharam em atualizá-los, deixando-os completos!
terça-feira, 29 de agosto de 2023
23ª AULA: DA URSS À CEI!
O professor retomou a aula anterior, utilizando-se para isso das charges, abaixo:
![]() |
Charge do cartunista holandês Arend van Dam, Apud VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 67. |
![]() |
Mais uma Charge do desenhista especializado em charges e cartoons políticos, Arend van Dam, Apud VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 67. |
Em seguida, também utilizando-se de um cartum (ver abaixo), passou à explicação, através de aula expositiva dialogada, bem como, utilizando-se de exemplos atuais - Guerra da Ucrânia - dos porquês de a maioria dos países que compunham a URSS, ainda hoje, passarem por problemas, pois, não conseguem se livrar do jugo russo, a saber:
![]() |
Cartoon do desenhista francês Georges Million, Apud VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 74. |
- a questão da ideologia socialista
- a questão da herança negativa dos Planos Quinquenais
- a questão da "russificação" das etnias que intentavam tornar-se independentes
- a questão militar e/ ou geopolítica daquela região geográfica
Quem sabe, as únicas nações que tiveram um pouco mais de sucesso nisso, foram: Letônia, Estênia e Lituânia (as chamadas Três Nações Bálticas)
Para recompor o que foi estudado nesta aula aconselha-se a leitura do material, abaixo:
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 75. |
terça-feira, 22 de agosto de 2023
22ª AULA: A DISSOLUÇÃO DA IUGOSLÁVIA!
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 63 |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 63 |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 64 |
terça-feira, 8 de agosto de 2023
21ª AULA: EUROPA ORIENTAL!
Aula expositiva dialogada sobre a Europa Oriental e sua fraca industrialização se comparada à da Europa Ocidental.
Para recompor o estudado na aula, aconselha-se a leitura, de:
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 57. |
![]() |
VESENTINI, J. W.. Teláris Geografia, 9º ano: ensino fundamental, São Paulo: Ática, 2018, p. 57. |
terça-feira, 1 de agosto de 2023
terça-feira, 18 de julho de 2023
19ª AULA: ATIVIDADE NO CLUBE DE MÃES MARGARIDA ALVES!
Nesta aula, os alunos, conduzidos pela professora Tati Reis, foram até o "Clube de Mães Margarida Alves", da comunidade, aprender a fazer "churros". A atividade tomou um dois períodos de Geografia (2º (das 8h55min. às 9h50min.)).
![]() |
Aspecto dos alunos confeccionado pastéis para angariar fundos para a sua formatura 2 de 3 |
![]() |
Aspecto dos alunos confeccionado pastéis para angariar fundos para a sua formatura 3 de 3 |
terça-feira, 11 de julho de 2023
18ª AULA: EUROPA OCIDENTAL: ALEMANHA, FRANÇA, ITÁLIA E REINO UNIDO!
terça-feira, 27 de junho de 2023
17ª AULA: ATIVIDADE NO CLUBE DE MÃES MARGARIDA ALVES!
Nesta aula, os alunos, conduzidos pela professora Tati Reis, foram até o "Clube de Mães Margarida Alves", da comunidade, aprender a fazer "churros". A atividade tomou os dois períodos de Geografia (2º e 3º (das 8h55min. às 10h45min.)).
![]() |
Aspecto da fachada do "Clube de Mães Marida Alves". |
![]() |
Aspecto dos estudantes na atividade supramencionada 1 de 2. |
![]() |
Aspecto dos estudantes na atividade supramencionada 2 de 2. |
Em seguida, o professor trabalhou questões regionais da Europa, perfazendo o seguinte objetivo:
(EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.
3ª AULA: APRECIAÇÃO DO "CONTEÚDO PROGRAMÁTICO" (DESENVOLVIMENTO)!
Nesta aula, dando sequencia ao período anterior , o professor prosseguiu a apresentação do conteúdo programático do Ano Letivo para os alun...
-
Obs.: as aulas 26ª, 27ª e 28ª, 29ª e 30ª foram utilizadas para a confecção das Jornadas de Aprendizagens , os Portfólios dos estudantes, b...
-
Os alunos foram levados ao Laboratório de Informática, e, lá, pesquisaram o conceito de ideologia , no site do professor.
-
Nesta aula, os launos concluíram a produção textual a respeito dos traços contitutivos da Porto Novo, bem como, área de entorno. Ver pen...