Através da dinâmica da roda de leitura e de aula expositiva dialogada, foram estudados os seguintes elementos, que emergem da leitura "Livro Branco Sobre o Futuro da Europa":
- a insegurança causada pela "porosidade" das fronteiras da Europa (ao menos das fronteiras internas) - o paradoxo do "abrir-se" (o "cidadão do mundo, de Kant (1724-1804)) e do "fechar-se" (dos nacionalismos) e o "vazio" que isso deixa, facilmente preenchido com discursos populistas e nacionalistas.
- a preocupação dos europeus com as questões acima referidas, sobretudo as do populismo e do nacionalismo, pois, segundo o autor (Jean-Claude Juncker), os "europeus não são imunes a estes gritantes testemunhos de desunião" (p. 12). Veja-se, por exemplo, Napoleão Bonaparte (1769-1821) e Adolf Hitler (1881-1945).
REGISTRO DA PRÁTICA (Diário de Classe e Notas de Aula), do
Professor Donarte Nunes dos Santos Júnior,
E.M.E.F. PORTO NOVO,
Prefeitura de Porto Alegre – SMED/ RME
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3ª AULA: APRECIAÇÃO DO "CONTEÚDO PROGRAMÁTICO" (DESENVOLVIMENTO)!
Nesta aula, dando sequencia ao período anterior , o professor prosseguiu a apresentação do conteúdo programático do Ano Letivo para os alun...
-
Obs.: as aulas 26ª, 27ª e 28ª, 29ª e 30ª foram utilizadas para a confecção das Jornadas de Aprendizagens , os Portfólios dos estudantes, b...
-
Os alunos foram levados ao Laboratório de Informática, e, lá, pesquisaram o conceito de ideologia , no site do professor.
-
Nesta aula, os launos concluíram a produção textual a respeito dos traços contitutivos da Porto Novo, bem como, área de entorno. Ver pen...
Nenhum comentário:
Postar um comentário