REGISTRO DA PRÁTICA (Diário de Classe e Notas de Aula), do
Professor Donarte Nunes dos Santos Júnior,
E.M.E.F. PORTO NOVO,
Prefeitura de Porto Alegre – SMED/ RME
sexta-feira, 13 de junho de 2025
14ª AULA: SITUAR GEOGRAFICAMENTE A EUROPA: LOCALIZAÇÃO RELATIVA!
quarta-feira, 11 de junho de 2025
13ª AULA: AS IDEIAS DE EUROPA, DE GEORGE ESTEINER (1929-2020) (PARTE 2 DE 2)!
- Os cafés: segundo Steiner, não houvessem os cafés, não haveria Europa. Os cafés são lugares de cultura, leitura e pensamento.
- As ruas e praças: as ruas, segundo Steiner têm escala humana, feitas para andar, para o homem, não para o automóvel. Assim, o europeu acaba por trabalhar perto de onde mora, bem como, vai andando, ou, de bicicleta para o trabalho.
As ruas têm nomes de grandes personalidades; as praças, são locais para lazer.
- A paisagem: para Steiner, a paisagem europeia, sendo mais plana do que montanhosa, mais une do que separa os diferentes povos que compõem aquele continente.
- Herança judaico-cristã e grega: trata-se da herança cultural religiosa. Primeiro o povo judeu, com a noção de um único Deus. Também com a noção de bem e de mal. Em segundo lugar, a religião cristã, com a noção de amor como o maior mandamento.
Destas duas primeiras, decorrem praticamente todo o sistema moral e ético, bem como, o de leis.
Em terceiro, os gregos, dos quais se herda a Filosofia, a Lógica e a Matemática.
- Ideia de fim: a última ideia é uma ideia de fim mesmo. Fim no sentido de fim do mundo (Apocalipse (da Bíblia)), bem como, de fim de uma civilização, de uma cultura que não de certo, que, mesmo depois de toda a Fé e Razão, não soube ser superior, no bom sentido do termo.
Para ir além, ou ainda, integrar, retomar ou recompor os estudos feitos em aula, é interessante assistir e / ou ouvir, respectivamente, a videoaula e audioaula, abaixo: